Um estudo divulgado pela Proteste revelou que várias marcas populares de pão de forma contêm níveis significativos de álcool. Em três marcas analisadas, os teores encontrados poderiam levar motoristas a serem considerados embriagados em testes de bafômetro.
A pesquisa avaliou o teor alcoólico de dez marcas de pão de forma vendidas em supermercados pelo Brasil. Entre elas estão Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.
Os resultados mostraram que seis dessas marcas apresentaram níveis que, se classificados como bebidas, seriam considerados alcoólicos. Por exemplo, a Visconti tinha 3,37% de álcool e a Bauducco 1,17%.
No Brasil, bebidas com teor de etanol acima de 0,5% são classificadas como alcoólicas. No entanto, alguns pães analisados continham até 3,37% de álcool, devido ao processo de fermentação usado pelas empresas para conservar seus produtos.
Isso levanta preocupações sobre consumidores, incluindo crianças e gestantes, ingerirem álcool sem saber. Além disso, a Proteste alertou que, em testes de bafômetro, consumir algumas marcas de pão poderia resultar em níveis que violam os limites legais de embriaguez ao volante, colocando motoristas em risco de infrações graves e até crimes de trânsito.
Veja o que dizem as marcas
Bauducco e Visconti:
A Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, esclarece que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes.
Panco:
A Panco é uma empresa com mais de 70 anos de presença no mercado brasileiro e que sempre teve sua atuação pautada pela conduta ética e compromisso com a qualidade de seus produtos, bem como com a saúde e segurança de todos os seus públicos. A companhia atesta a adoção de práticas totalmente alinhadas aos mais rigorosos padrões de mercado e o cumprimento de todas as normas e legislações específicas vigentes para a produção de alimentos. Para assegurar esses padrões, a companhia possui rígidos controles de qualidade (internos e envolvendo fornecedores externos), além de estabelecer mecanismos criteriosos de homologação de seus fornecedores de matérias-primas.
A respeito do estudo da Proteste, a Panco informa que não foi notificada em nenhum momento pela responsável pelo levantamento, desconhecendo, portanto, sua metodologia.
Além disso, esclarece que não utiliza etanol na fabricação do pão, mas que ele pode resultar do processo de fermentação, sendo que os resíduos não intencionais são aceitos pelas normas e legislações vigentes.
A empresa reitera o seu compromisso com a qualidade de seus produtos e está empenhada em realizar análises complementares para entender os pontos levantados e avaliar a necessidade de eventuais adaptações em seus processos.
A Panco também esclarece que seus produtos chegam, nas grandes lojas, até no máximo 48 horas depois de produzidos, garantindo a maciez, frescor e sabor que os consumidores merecem.
Wickbold:
O Grupo Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, reforça que todas as receitas de produtos, assim como todas as áreas da empresa, seguem protocolos de segurança e qualidade, com o mais alto teor de controle, bem como cumpre toda a legislação vigente, dentro dos parâmetros impostos pelas normas estabelecidas.
Como a fabricante não foi notificada sobre o referido estudo e a metodologia utilizada, não é possível qualquer manifestação sobre ele.
Contudo, após ter acesso ao mesmo e a metodologia empregada, poderá prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários, confirmando o legado de ética, transparência e respeito às pessoas que mantém há 86 anos.